Dr. BRENO GREEN KOFF | http://www.deiuris.com.br
A CORAGEM
Breno Green Koff
A coragem é aquela virtude que consiste em não temer riscos, quando se deve fazer o que se deve fazer. Se nos tronarmos mais perfectivos pela elevação de nossa inteligência, pela purificação de nossa vontade e pelo acrisolamento de nosso amor tudo isso exige coragem.
Não a nenhuma grandeza naqueles que se negam a cumprir seus deveres, são apenas covardes. É inútil que desvirtuem a inteligência para justificarem-se.
A humanidade precisa de homens corajosos e não daqueles que nada fazem para aumentar o seu saber. A humanidade não pode conquistar tantos bens, que lhes são úteis, com covardes.
A coragem é a resistência e o domínio do medo; podemos adquiri-la, até chegarmos a compreensão e segurança que os receios já estão vencidos antes que apareçam, porque teremos o conhecimento que a verdadeira coragem nasce da consciência que Deus marcha ao lado de quem avança sem temor.
O grande estadista, Wiston Churchil, via na coragem um ponto de partida e ?... a primeira entre as qualidades humanas porque é a qualidade que garante todas as outras...? ele não se referia, apenas, de coragem em termos épicos - associado a personalidades famosas e grandes acontecimentos , mas de coragem do dia - a - dia.
Mais do que qualquer outra coisa, já apontava HAL URBAN, a coragem é uma decisão de ir a fundo a busca do nosso próprio caráter, de achar a fonte de todas as nossas forças quando a vida se nos apresenta com agruras.
Coragem é dizer sim a vida, apesar da dor e de todas as dificuldades que fazem parte da existência humana, bem como de buscar a concretização dos sonhos, sem medo, com assim o fez, por exemplo, o jovem editor desta revista.
?...Se me pedissem que desse um único conselho que fosse o mais útil para toda a humanidade, seria este: espere alguma dificuldade como uma parte inevitável da vida, e quando ela chegar fique com a cabeça erguida, olhe-a direto nos olhos e diga: Eu vou ser maior do que você. Você não pode me derrotar...? (Ann Landers)
Uma lição dos mestres: faça sempre aquilo que teme.
--- --- ---
Breno Green Koff é jornalista profissional. Já trabalhou, como colunista e correspondente, no Jornal do Dia, Diário de Notícias e Correio do Povo, tendo sido responsável pelo Jornal Tour Press e Brasil em Revista, ambos de circulação nacional.