Acessos desde 23/09/2001: Contador de visitas
(54) 3462 - 4419 BRENOKOFF@GMAIL.COM Doutor Breno Green Koff no Facebook

Dr Breno Green Koff





Deiuris - Site jurídico de utilidade pública.
Artigos jurídicos e outros.
Instituto Garibaldense de Comunicação e Cultura.

Dr. BRENO GREEN KOFF | http://www.deiuris.com.br

Envie este artigo para um amigo Imprimir

AMIZADE ESPIRITUAL

Breno Green Koff

 

Tanto se ouve, quanto mais se fala e como se discute a palavra amizade, que é, segundo La Rochefoucald, a mais bela dádiva, depois da sabedoria, feita aos homens. E assim existem centenas e centenas de frases, pensamentos e textos a respeito, que todos já leram.

 

Por isso, abordamos, numa singela síntese, sobre a amizade espiritual, que, em suma, é uma permuta entre amigos que possuam uma relação sem egoísmo. Dos teus amigos espirituais não esperarás recompensas por atos de amizade; não aguardarás que eles façam alguma coisa por ti e nem vai esperar que faças algo por eles. Os amigos espirituais ajudam-se uns aos outros no desenvolvimento dos seus respectivos traços positivos.

 

Quando sentimos imediata harmonia com uma pessoa que acabamos de conhecer e nos sentimos íntimos e à vontade, mesmo sem falar, é uma oportunidade rara de termos um novo amigo. (diz-se na Índia, quando isso acontece, é porque estivemos juntos em encarnações anteriores).

 

O relacionamento espiritual é encontrado entre velhos amigos de antiga intimidade, entre amigos recentes e entre casais amorosos, apesar de que estes últimos sentem dificuldade maior para estabelecer as bases de uma amizade desprendida. Para se chegar a isto é preciso que as pessoas se livrem do ciúme e da possessividade, o que é difícil num mundo tão cumulado de emoções. Se amares outra pessoa, mas detestas qualquer uma que possa ameaçar esta situação, resulta numa ação negativa, que acaba em relação negativa.

 

Mas, o importante é que deves aceitar todas as pessoas como irmãos cósmicos e compreender que cada um está cumprindo um propósito (ou resolver um ?carma? particular, se quiserem).

 

Renunciar às emoções egocêntricas e a amar desprendidamente não é fácil de ser atingido; mas vale a pena, porque são muitas as recompensas - sendo a paz de espírito a primordial.

 

A amizade não é finita; é eterna. Ela já começou antes de nos conhecermos de carne e osso; ela é do espírito. Não termina com a morte; ela renasce para ser ainda mais forte.

 

Cerca-te das pessoas que desenvolvem teu lado positivo; evita aquelas cuja companhia gera desordem e ansiedade. Tuas atitudes e emoções são grandemente influenciadas por aqueles com os quais convives. Deves ter simpatia por aqueles que te afligem com os seus problemas, mas não deve permitir que te demovam da serenidade ou paz de espírito.